A doença do barbeiro



O epidemiologista chinês Jin Huiqing afirmou que dirigir mal pode ser doença. Segundo o médico, a “barberagem” deve ser diagnosticada com antecedência para evitar acidentes de trânsito. A proposta é retirar as pessoas que dirigem mal das ruas, reduzindo assim o número de acidentes e, consequentemente, os custos altos com saúde.

As pesquisas do epidemiologista incluem a tentativa de descobrir as causas do mal e a tendência dos “barbeiros” de se envolverem em acidentes de trânsito. Os estudos analisaram exames sanguíneos, testes neurológicos, origem genética e traços físicos e psicológicos em um grupo de motoristas de ônibus, vans e táxis.

Seguindo a teoria de Huiqing, um município chinês já aderiu ao método e conseguiu uma redução no número de mortes no trânsito. A China tem uma estatística de um morto por acidente de carro a cada cinco minutos. Os críticos do estudo afirmam que os dados obtidos são incertos e que não há como colocar em prática as medidas propostas pelo chinês. E você o que acha? Dirigir mal pode ser mesmo tido como doença ou é proveniente da falta de prática ou desatenção?