7 mestres do disfarce

Há duas maneiras de se disfarçar na natureza: a camuflagem ou o mimetismo. A camuflagem é a habilidade de um animal de se confundir com o ambiente a sua volta por conta da sua coloração. Já o mimetismo é a habilidade do animal de imitar outro animal para se defender ou atacar. Com isso em vista fica fácil identificar quem faz o que dos animais abaixo.



1- Polvo Mímico (Thaumoctopus mimicus)


- Ele consegue não só imitar a cor do ambiente como também a aparência física e comportamento de mais de 15 espécies marítimas como serpentes-marinhas, carangueijos, água-viva, arraias e muitos outros. Esse polvo poderia ganhar alguns merréis em shows de calouros, com certeza o Silvio Santos o contrataria para apresentar qualquer programa de segunda. Mas sério, o polvo manja mesmo.



2- Louva-a-Deus-Orquídea (Hymenopus coronatus)

- Ele imita com perfeição uma orquídea, mas também consegue se esconder em outras espécies de flores e até árvores. Quando levantado no ar, essa espécie fica muito violenta e tenta morder qualquer coisa a seu alcance. Provavelmente um protesto pelo fato de Deus ter o feito rosa. Não adianta ficar atacada benhê, você é rosa e parece uma orquídea, assuma-se.




3- Borboleta Coruja (Caligo memnon)


- Pelo seu nome dá para perceber que essa borboleta imita uma coruja, mas na verdade o que assusta os outros animais é a aparência de um grande olho, que pela lógica seus predadores pensam ser de um grande animal. Famosa tática de quem assiste muito desenho da Disney onde dentro das grutas saem 2 olhos cintilantes e quando você vai ver, é um coelhinho.




4- Linguado (Paralichthys patagonicus)



- Essa espécie já é conhecida pela sua fama gastronômica, mas poucos sabem que ela tem outra grande característica: sua camuflagem. O linguado tem os dois olho em apenas um lado da cabeça, o que possibilita esse peixe deitar no fundo do mar e se confundir com o solo marítimo. Ele dá outro sentido para o estrabismo, chega a ser ridículo.




5- Rascaço de Merlet (Rhinopias aphanes)


- Esse peixe é outro mestre do disfarce. Ele tem a mesma cor dos corais do seu habitát e se mistura incrivelmente bem no meio deles. E ainda quando seu disfarce falha, ele tem um muco venenoso na ponta de seus espinhos, o que vem bem a calhar, hein? Além de se esconder, o bicho tem veneno? Nada mais justo que ele viva só uns 3 dias, então.




6- Urutau (Nyctibius griseus)


- O mimetismo dessas aves é incrível. Além de ter a coloração praticamente igual a de uma árvore, elas ainda levantam a cabeça para que seus olhos ou seu bico não se destaque demais. O Urutau costuma ficar completamente estático para que seu mimetismo seja perfeito. Ele vive seu desfarce, o que deve ser muito entediante.






7- Peixe-folha (Monocirrhus polyacanthus)


- Ele não só parece uma folha, como o nome sugere. Ele parece um folha morta caída, em decomposição, levada pela correnteza por mero acaso, o que ajuda os predadores a não se importarem com sua presença. Sua coloração vai de marrom até amarelo pálido e usa seu mimetismo tanto para se defender, como para caçar.